quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA


(Apesar da capa o filme é em preto e branco)

Título original: 12 Angry Men

1957

"Doze membros de um júri têm a tarefa de dar o veredicto num julgamento de assassinato. Se o réu for considerado culpado, ele será sentenciado à morte. Assim, a vida de um semelhante está na balança e estes homens devem decidir seu destino.
Quase todo o filme é ambientado na sala do júri, onde os doze jurados - homens e brancos - ponderam exaustivamente sobre o caso durante seis dias. O que inicialmente parece ser um caso relativamente definido de homicídio premeditado, aos poucos se torna complicado e a discussão trasforma-se em um acalorado debate sobre a certeza absoluta de que o réu é o culpado.
Lumet (o diretor) ataca, sem dúvida, o sistema legal americano neste filme e, apesar do gênero, raça e classe bem homogêneos que formam o júri, um número surpreendente de preconceitos e assuntos emerge da sala e da questão em si. O réu não é branco e o racismo é o fator-chave em muitas das justificativas dos homens em ter como veredicto 'culpado além da dúvida razoável'. Contudo, quando o jurado número oito (Henry Fonda) começa a plantar sementes de dúvida em suas mentes, ocorre uma mudança na dinâmica do filme. Mantendo a ação restrita em uma locação, o públicoé convidado a ter uma experiência genuína e fica totalmente envolvido no processo real desta imensa responsabilidade."

Texto retirado do livro: 501 FILMES QUE MERECEM SER VISTOS (Larousse)

O que eu gostei mais foi o fato de ser um filme totalmente moderno, se fosse um filme atual seria exatamente igual.

Adorei

See you later

C.

2 comentários:

  1. Uau Juli, lembra a história do livro O Júri de John Grisham! Parece bom!
    beeijos!

    ResponderExcluir
  2. é bem legal
    um dia eu leio o júri
    (mas é q eu ainda tenho q ler a sombra do vento)
    hehe
    bjs

    ResponderExcluir